domingo, 27 de março de 2016

GEOARQUEOLOGIA NA ANÁLISE CERÂMICA



Técnicas como a petrografia, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de Raio X (DRX) podem ser utilizadas para investigar as fontes de argila, e assim conhecer os espaços que os indivíduos circulavam para obter suas fontes de matéria-prima, ou mesmo, em caso de fontes muito distantes, possíveis ocorrências de trocas e comércio.

A análise petrográfica é utilizada para identificar a composição mineralógica das argilas e antiplásticos. Com a difração de Raio X, a identificação dos minerais da argila se torna mais precisa. A microscopia eletrônica de varredura pode ser utilizada para estabelecer as diferenças entre as características microestruturais das amostras e sua composição elementar.

Participe do V Caminhos da Arqueologia para conhecer mais sobre a geoarqueologia!!!

Referências:
Carrasco, M.; Pesqueira, M.; Rodríguez-Lugo, V.; Folan, W. 2002. Aplicación  de petrografía, MEV-BV y DRX a estudios de producición cerámica en el estado regional de Calakmul, Campeche. Estudios Mesoamericanos. Núm. 3-4, enero 2001-diciembro 2002.
Rapp, G. & Hill, C.  2006. Geoarchaeology. The Earth-Science Approach to Archaeological Interpretation. Second Edition. Yale University Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário